Lidia Amancio

De forma unânime, Copom decide por 10,75%, a projeção é de novas quedas nos próximos meses

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil optou, mais uma vez nesta quarta-feira (20), por reduzir a Taxa Selic em 0,50 ponto percentual, incluído em 10,75% ao ano. Esta decisão foi unânime entre os membros do Comitê, marcando a sexta redução consecutiva na taxa básica de juros, agora no seu menor nível desde fevereiro de 2022.

 

Expectativas dos analistas de mercado:

Segundo a especialista em financiamento, Ana Luiza, da Financiadora Imóveis, o mercado imobiliário só será realmente afetado quando a taxa atingir pelo menos 9,25%. Mantendo-se o padrão de queda em 0,50 ponto percentual, ainda teremos mais três reuniões para atingirmos o número esperado.

Em questão de precificação de imóveis, ainda é cedo para comentar, mas com a queda dos juros a procura aumenta, consequentemente os preços também.

Podemos concluir que o melhor momento para adquirir seu bem residencial é agora!

Alterações na sinalização futura de cortes na taxa de juros:

Um ponto notável no comunicado foi a alteração na sinalização de cortes futuros na mesma magnitude, agora prevista apenas para a próxima reunião em maio. Essa mudança era esperada e reflete a necessidade de maior flexibilidade diante da incerteza.

Objetivos e Projeções do Copom em Relação à Inflação:

O Copom reitera a importância de manter uma postura contracionista na política monetária para sustentar o processo desinflacionário, com projeções de inflação em 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025 no cenário de referência, e de 4,4% e 3 ,9%, respectivamente, para os preços administrados.

 

Riscos e Equilíbrio de Fatores Econômicos:

Os permanecer equilibrados, com fatores como a persistência das pressões inflacionárias globais e a resiliência da inflação de serviços sendo destacados como riscos de alta, enquanto uma desaceleração mais acentuada da atividade econômica global e os efeitos das restrições financeiras sincronizados são apontados como riscos de baixa.

Diante desse contexto de incerteza tanto doméstico quanto internacional, o Copom enfatiza a necessidade de cautela na condução da política monetária.

 

Aqui no nosso blog você fica por dentro de dicas práticas e tudo sobre o mercado imobiliário. A Família Imóveis está pronta para te ajudar a encontrar o melhor imóvel comercial para locação ou para venda. Entre em contato conosco pelo telefone (13) 3232-1854 ou acesse nosso site: www.familiaimoveis.com.br. Siga-nos também nas redes sociais: @familiaimoveis e imoveisfamilia.